Sempre morei em casa. Quintal grande, árvores...E foi assim, que numa manhã de domingo, encontrei um anuncio da venda de lotes aqui na minha região. Eu já tinha olhado vários, mas nenhum me agradou. O corretor se prontificou a me levar no local e então fui, sem acreditar muito. Chegando, desci do carro, senti o vento daquele lugar e o encanto tomou conta de mim.Naquele momento eu soube que era ali que passaríamos o resto de nossas vidas...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Galinhas Doentes! Bouba Aviária...


Oi gente. Tudo bem?
Ando sumida do blog e para falar a verdade, sem muita vontade de escrever. Ainda estou sem motivação para ficar escrevendo. mas se Deus quiser vou me recuperar..
Bom, estou triste, pois minhas amadas galinhas etão doentes. Pela primeira vez isso acontece aqui. Bicho meu não adoece. isso é muito raro! Bom, estão com Bouba Aviária. A seguir uma pequena descrição:

São caroços que aparecem geralmente na cabeça e região do pescoço. As aves doentes podem ter febre, tristeza, penas arrepiadas, lesões ao redor das narinas, eventual perda da visão, placas e bolhas na garganta. É causada por vírus e é comum nas aves domésticas. A vacina ainda é o melhor tratamento e o mais eficiente .

Bom, estou medicando com Thuya na água que elas bebem já a dez dias e também usando Tintura de Thuya nos caroços, que , agora estão secando e ficando bem escuros. Pretos mesmo! Ninguém merece! Não perdi nenhuma e espero que não aconteça.








Esta está mais grave, mas não deixou de comer e nem está apática. Espero que o tratamento esteja fazendo efeito!

Depois conto o desfecho. Abraços a todos!

31 comentários:

JANAINA FARIAS 3 de julho de 2012 às 08:12  

Oi, Etiene!
Menina, adoro galinhas. Um dia volto a criar, na casa que nunca fica pronta, rsrsrs.
Etiene, acho que algumas vezes, quando estamos bem, Deus se utiliza de nós, mesmo se somos imperfeitos, para servirmos de "bons anjos". É o seu caso. Quero dizer que amei muito seu comentário. O meu blog está um tanto parado por falta de tempo dentre outras coisas. Mas em breve... Escuta, quanto aos problemas que te afetaram, barra né? Mas tudo passa. Eu gostaria de saber se a maezinha melhorou, como ela está. Você, a partir de hoje, estará em minhas orações. Torcerei muito, ouviu? As vezes não tenho tempo de comentar, mas sempre vou passar por aqui. Fica firme! Fiquemos! Beijos no coração e muito obrigada!

JANAINA FARIAS 3 de julho de 2012 às 08:17  

Escuta, a precipitada aqui agora que viu que sua maezinha faleceu. Meus mais sinceros sentimentos, e me desculpe a distração. Etiene, tenha certeza de que a maezinha está bem, lá nos braços de Jesus! Deus te abençoe e te dê bastante garra. Meu email é janainamfarias@gmail.com, caso queira conversar um pouquinho sobre o blog, sobre qualquer coisa. Beijos, beijos e beijos!

soraia de oliveira 25 de outubro de 2012 às 23:54  

estou muito triste pois meus quatros pintinhos estão com essa doença pois eu tambem nao conhecia,porem ja estou medicando eles com Thuya estou muito otimista,tem um pintinho que esta muito ruim eu estou angustiada mas continuo tentando

Etiene Oliveira 26 de outubro de 2012 às 10:23  

Olá Soraia.
Essa doença é muito chata mesmo e acomete om frequência pintos e galinhas mais novas.
Vopc~e deve separar os pintinhos das demais galinhas, e continuar aplicando a Thuya, tanto na água como a tópica, durante o tempo indicado para o tratamento, no caso, por quinze dias. Não desista! Os pintinhos são um pouco mais vulneráveis, mas creio que com carinho e persistência, você vai conseguir. Compre também pimenta do reino, essas de bolinha. e forneça a eles uns grãos todos os dias também. Esse é um tratamento caseiro que ajuda muito.
No mais, limpe seu galinheiro e mesmo se for terra, jogue água até retirar a primeira camada de terra solta.Limpe todo resto de matéria orgãnica que houvre, como sobras de alimentos e fezes e também água parada. lave os bebedouros todos os dias. e troque a água. Essa doença é transmitida por um mosquito, que se prolifera em ambientes com detritos e água parada.O importante mesmo é que os pintinhos estejam separados e abrigados do calor excessivo e correntes de ventos. eles estão coma imunidade baixa.
Espero que fiquem bem. mande notícias por favor.
No mais, se desejar tirar dúvidas, me escreva: chickenplacebh@gmail.com. Será um prazer respondê-la.
Abraços!

Anônimo 10 de novembro de 2012 às 10:26  

Ei Eti tudo bem, to passando pra dar um oi e falar que seu blog ta show de bola, continue assim, ah! voutei a postar novamente, meu blog ta com quase 9000 mil acessos, to feliz, depois da uma olhadinha la. abraço grande.

gleison

vfatore 21 de julho de 2013 às 12:00  

DE SULFAQUINOXALINA ,3 ML POR LITRODE AGUA É MUITO EFICAS !

Anônimo 11 de fevereiro de 2014 às 22:21  

aqui na fazenda de meus pais ainda mais essa época aparece algum caso de bouba, principalmente nas aves novas, eu separo eles dos demais prendo em lugar fechado o primeiro que faço é passar o caldo do limão nos machucadinhos isso ajuda a sarar e também coloco limão no fubá e terramicina na água em uma semana já estão sãs

Anônimo 20 de março de 2014 às 22:33  

Ola boa noite, olha pra matar o virus por fora e secar a ferida, utilizem iodo, ou se preferirem, usem butox, eu acho melhor e é o que eu uso. e a vacina com urotropina 2ml é ótima para exterminar a doença, mas infelizmente é impossivel encontrar para compra.

Anônimo 20 de dezembro de 2014 às 14:53  

O que é Thuya ?

Ronald Rocha 11 de fevereiro de 2015 às 01:41  

Ola pessoal, quem poder me ajudar? Minhas codornas estão com caroços ou deredor dos olhos. E ficam com as vistas lacremejando, até o coroço envolver todo os lados dos olhos, assim perdem peso porque ñ enchergão a ração e morrem logo! Ja perdi 50 adulta dessa forma . E os filhotes que nasceram, eles caem e dobram o pescoço todo para traz, e logo morrem ja morrerão 40! Por favor quem pode me ajudar?

Unknown 11 de fevereiro de 2015 às 08:24  

Olha Ronald, só tenho experiência com galinhas. Não conheço absolutamente nada sobre codornas. Essa doença que você relata também parece a bouba aviária, mas não tenho certeza. Você tem que separar as codornas saudáveis imediatamente para que não adoeçam. Mantenha uma higiene impecável nos seus viveiros e busque logo ajuda de um criador.
Achei este texto:

" As principais doenças são a Bouba ou varíola das aves.

São transmitidas por vírus através de insetos, ovos de aves doentes ou excrementos. Manifesta-se através de nódulos ou pipocas nas pálpebras, bico, pernas e patas:1 placas branco - amareladas na boca, garganta, embaixo da lingua, e geralmente provocam dificuldades de respiração.

As aves atacadas apresentam ainda arrepiamento das penas, sonolência e febre, chegando a interromper a postura de ovos. A prevenção se dá por vacinas."

deixo link do site onde também tem e-mail de criadores. Pergunte direto para eles e faça isso rápido pelo bem das suas codornas.
(http://vfcodornas.webnode.com.br/sobre-nos/)

Espero ter ajudado.
Abraços.
Etiene Oliveira

Ronald Rocha 11 de fevereiro de 2015 às 13:49  

Muito obrogado, que D, us te abençoe e sua familha ...

Frutuoso 18 de fevereiro de 2015 às 22:10  

Etiene, comecei a criar galinhas e vi no seu site o medicamento thuya para bouba. Apliquei em cerca de 30 pintos já crescidos, e todos eles ficaram curados. Agradeço a você. Um forte abraço.

joana 5 de junho de 2015 às 10:58  

bom dia essa urotropina pode ser subistituida por outro remedio ,e q ta dificil encontra este remedio obrigada

.

Unknown 7 de junho de 2015 às 13:36  

Oi Joana.
Use apenas a Thuya tópica e na água. São duas diferentes, mas não é caro. Se fizer o tratamento correto, salvará suas galinhas. Você encontra em qualquer casa de ração.
Sorte para você.
Abraços,
Etiene

Anônimo 14 de outubro de 2015 às 11:54  

Boa tarde estou com um pintinho com o bico com caroço mas é so no bico, o que posso fazer para cuidar

Unknown 14 de outubro de 2015 às 12:08  

Oi.
Você vai agir exatamente como expliquei acima. Se não começar a usar estes medicamentos sua ave vai morrer. Você encontra em qualquer casa de ração:

Thuya na água que elas bebem
Tintura de Thuya nos caroços

Usar por 15 dias.

Se estiver perto de outras galinhas, favor separá-lo, pois esta doença se transmite com facilidade.

Unknown 28 de junho de 2016 às 21:58  

Olá, boa noite!
Crio Perus junto com Galinhas e ainda há pouco descobri umas feridas entre carossos pequenos nos perus....
Posso aplicar o remédio acima descrito em todas a fim de não contaminar as outras aves?

Unknown 30 de junho de 2016 às 07:48  

Oi. Separe os perus doentes para não contaminar seu plantel. Aplique a thuya no local, sem deixar atingir os olhos. Eu coloco em um cotonete e vou aplicando nos locais afetados. Coloque Thuya na água também. São dois tipos: Uma e' tópica. A outra na água. Não é caro e você compra nas casas de ração. Se fizer certinho , vão se curar. Abraços. Obrigada por passar aqui no blog! Até mais...Etiene Oliveira

Katia 26 de julho de 2016 às 08:58  

Gostaria de saber se não há problemas em comer ovos de galinhas com bouba.

Unknown 31 de julho de 2016 às 11:16  

BOM DIA, O MEU GALO AMANHECEU FAZENDO MUITA FORÇA MAS NÃO CONSEGUE COLOCAR NADA, EU ESTOU COM MUITA DÓ, O QUE EU FAÇO

Unknown 31 de julho de 2016 às 11:17  

BOM DIA, O MEU GALO AMANHECEU FAZENDO MUITA FORÇA MAS NÃO CONSEGUE COLOCAR NADA, EU ESTOU COM MUITA DÓ, O QUE EU FAÇO

Unknown 31 de julho de 2016 às 20:24  

Oi Katia. Você deve descartar os ovos enquanto as galinhas estiverem em tratamento. Eu não como. Obrigada pelo contato!
Etiene

Unknown 31 de julho de 2016 às 20:27  

Não entendi sua pergunta. Por favor Claudileia, seja mais clara . Obrigada

Unknown 16 de fevereiro de 2017 às 20:57  

Olá! Estou com duas galinhas com bouba e uma delas está com pintinhos de 15 dias. Mas os pintinhos não apresentam sintomas. Gostaria de saber se a doença é transmitida por contato? Quanto tempo a doença permanece no ambiente? Pois vai entrar lote de pintinho daqui a 20 dias...? Obrigada

Anônimo 17 de fevereiro de 2017 às 09:39  

Oi Aline. Aqui é a Etiene. Estou com um problema na senha para entrar no Blogger. Enfim, depois resolvo...
Então, as aves doentes devem ser imediatamente separadas, pois a doença é transmitida sim pelo contato entre aves. Elas devem ficar isolada e em tratamento. Se não quiser separar os pintinhos, o que é o ideal, devem ser medicados juntos com a mãe. Se separados, também medicados na água. As aves doentes devem ser tratadas igualmente, separadas entre si. Não sei quanto tempo a doença permanece no ambiente. Meus viveiros são de piso de cimento e quando acontece isso, retiro as ves e lavo tudo com cloro, inclusive paredes. Não sei se é possível você fazer isso. Os pintinhos que chegarem, devem ser tratados. Eu faço isso a partir de três dias de vida , colocando Trissulfin ( 1 gr para cada litro- a medida é uma tampa de caneta bic. Da certinho!), durante três dias e você pode colocar a Tuya na água por mais três.
Olha, não sou veterinária. Te falo o que aprendi com outros criadores e que me vale muito. Não costumo perder aves!
Espero ter ajudado.
Abraços

Unknown 24 de fevereiro de 2017 às 10:44  

Bom dia!! Comecei o tratamento com Thuya nas feridas e na água de todas as galinhas, são 45 no total e não consegui separar as doentes, então estou dando água pra todas. Os pintinhos da choca doente, infelizmente pegaram também, umas bolas enormes em cima do bico e um no olho, chega a fechar o olho. Mas fora os pintinhos, só 3 galinhas fora a choca, pegaram a doença. Estou tentando descobrir com qtos dias posso vacinar os pintinhos a vão entrar, sao de chocadeira aqui de casa mesmo. Me falaram pra dar terramicina 0,1 ml no peito dos pintinhos e galinhas piores q ajuda ou 2 gotas via oral por 5 dias, tu sabe algo a respeito? Obrigada pela atenção

Unknown 16 de abril de 2017 às 08:08  

Bom dia estou com o galo cheio de caroco na crita e nos olhos ja fecharam estou tratando com thuya comecei ontem quanto tempo demora pra fazer efeito pois ele nao ta enxergando nada dai ele nao ta comendo

Unknown 16 de abril de 2017 às 16:13  

Infelizmente a doença do seu galo está muito avançada. Geralmente leva uns 15 dias para se curar, mas neste estagio pode ficar dificil!. Mas não desista. Procure tentar abrir os olhos dele com cuidado e lavar com soro fisiológico.
Melhoras para o galo.
Etiene

Unknown 23 de outubro de 2018 às 00:42  

Peguei uma galinha q foi abandonada na rua com uma grande bola de catarro nos olhos um rapaz q estava comigo falou q era bolbabolba, dai falou para passar agua, limão, e uma colher de vinagre mas daí vendo seu blog conheci essa tal de thuya.
Mas pelo fato de vc criar a mais tempo q eu me diga uq devo fazer?

Unknown 26 de agosto de 2019 às 14:56  

Eu estou com dois pintinhos de quase 3 meses e eles estão com esses caroço nos olhos que não consegui enxergar, e ao redor do bico também, não está comendo nada, o que eu faço?

Tecnologia do Blogger.

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP