Sempre morei em casa. Quintal grande, árvores...E foi assim, que numa manhã de domingo, encontrei um anuncio da venda de lotes aqui na minha região. Eu já tinha olhado vários, mas nenhum me agradou. O corretor se prontificou a me levar no local e então fui, sem acreditar muito. Chegando, desci do carro, senti o vento daquele lugar e o encanto tomou conta de mim.Naquele momento eu soube que era ali que passaríamos o resto de nossas vidas...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ganhei uma gérbera. E agora?


Gente, estou ainda com minha mamãe bem doentinha e por isso meu blog está parado. mas quero fazer pelo menos uma postagem por semana. orem por mim!

****
Meu Deus, eu tenho uma gérbera!!!!

O que fazer quando se ganha uma gérbera? Como iremos cuidar dela para que não morra e continue produzindo lindas flores?
Sempre goste idas margaridas e sua vasta família. Acho que são flores alegres e encantadoras. Gosto das simples margaridas brancas que enfeitam os canteiros da casa de nossas avós, das gazânias coloridas, dos crisântemos... Mas as gérberas são maravilhosas. Eu sempre dizia que quando tivesse minha própria casa teria um canteiro delas no jardim e sempre as admirava nas prateleiras das floriculturas. Elas sempre me hipnotizaram com sua beleza. Mas, minha primeira gérbera não fui eu quem comprei. Eu ganhei da minha querida mãe no meu aniversário em 2011. Ela retornou de uma consulta médica com aquele lindo vaso florido de laranja intenso e quase não acreditei. Minha flor preferida! Por muitos dias enfeitou minha casa que claramente ficou mais alegre equilibrada!
Bom, mas os dias passaram e ela iria morrer se não soubesse cuidar. Mas o que fazer? Minhas amigas diziam que nunca conseguiram salvar uma gérbera ganhada, mas decidi que comigo seria diferente!


Vamos aprender?

Bom, em primeiro lugar, enquanto a planta a estava no vaso, eu ia tirando as folhas e flores murchas , podando bem na base. Como estas flores, creio eu, são produzidas em condições especiais, como luz e temperatura controlada e geralmente em estufas, minha gérbera não estaria acostumada ao sol direto, apesar de ser uma planta de sol pleno. Então todas as manhãs, resolvi deixá-la pegar um pouco de sol da manhã . Colocava poucos minutos e depois tirava e assim fui aumentando o tempo no decorrer dos dias. Sempre observando a umidade, mas não encharcando o vaso.

Depois que percebi o enfraquecimento da planta, digo, quase não havia mais flores, havia chegado a grande hora: O replantio! Bom , isso ocorreu, no meu caso, por volta de 50 dias depois de ter ganhado o vaso. Para tal. Você deverá escolher um lugar definitivo em um canteiro ou outro vaso maior. Eu preferi plantar no chão perto da grama. Para proteger minha gérbera da invasão da mesma, utilizei um vaso onde retirei o fundo totalmente. Assim criei um limitador.Mas , não é necessário que seja assim, ok?
Você não pode ter dó da planta. Precisa fazer uma poda drástica, rente ao chão. Não vai ficar nenhuma folha. Assim você vai garantir que ela brote com força novamente. Depois de fazer isso , plante em local ou vaso de sua escolha.

04/08/2011

06/08/2011

14/08/2011

05/09/2011

Usei uma terra bem adubada, com esterco bem curtido. Você pode comprar em floriculturas a terra já preparada. Depois é só ver o milagre de sua gérbera renascendo! As flores virão grandes e vigorosas novamente.Quando as flores vierem, atualizarei a postagem, ok?

Bom gente, qualquer duvida, me escrevam e eu responderei aqui nos comentários da postagem. Beijos a todos!

Obs: Me esqueci de dizer: As gérberas sempre tem de sofrer essa poda drástica, rente ao solo. Assim, você percebendo que a floração está terminando, faça novamente, ok?

7 comentários:

Coisas De Gláucia Santana 4 de agosto de 2012 às 15:57  

Eu to apavorada. Ganhei uma gerbera do meu namorado e ela vivi murchando!

Coisas De Gláucia Santana 4 de agosto de 2012 às 15:58  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 31 de março de 2013 às 09:44  

Me ajudou bastante, obrigada!

Anônimo 24 de setembro de 2013 às 19:17  

acabei de ganhar uma gerbera e vou ter este cuidado, obrigado.

Anônimo 24 de setembro de 2013 às 19:18  

acabei de ganhar uma gerbera e vou ter este cuidado, obrigado.

Unknown 24 de janeiro de 2014 às 16:36  

Cadê as fotos das flores que vc disse que ia postar ?

Lussy Dutra 30 de maio de 2015 às 16:20  

Adorei as instruções. Agora tenho esperanças que minha gérbera sobreviva. Obrigada!

Tecnologia do Blogger.

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP