Sempre morei em casa. Quintal grande, árvores...E foi assim, que numa manhã de domingo, encontrei um anuncio da venda de lotes aqui na minha região. Eu já tinha olhado vários, mas nenhum me agradou. O corretor se prontificou a me levar no local e então fui, sem acreditar muito. Chegando, desci do carro, senti o vento daquele lugar e o encanto tomou conta de mim.Naquele momento eu soube que era ali que passaríamos o resto de nossas vidas...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Moradia Reciclada

Olá gente.
Recebi hoje cedo do meu amigo Joel Roseira, um link de uma matéria divulgada pelo site Lugar Certo a respeito de uma casa que um jornalista construiu com custo abaixo aos das construçoes atuais. Achei tão legal que resolvi compartilhar. Fiquei encantada!
Beijos a todos.


MORADIA RECICLADA
Elian Guimarães - Estado de Minas

Utilizando terra de seu imóvel, jornalista produziu adobe e tijolos para levantar casa ecológica e com custo inferior ao das construções tradicionais.


A ideia de uma casa construída com material reciclado e natural e ao mesmo tempo rústica, “como aquelas de Coroaci”, no Vale do Rio Doce, cidade natal do jornalista Odilon Araújo, não lhe saía da cabeça. Entretanto, a “fama” de tratar-se de modelo construtivo muito caro o impedia de cumprir o desejo.

Morador do Bairro Castelo, Odilon e a esposa procuravam local mais afastado, com uma vida mais simples e agradável, ''como no interior''.A princípio, pensaram em algum condomínio de Nova Lima. Mas eram poucos os terrenos que se enquadravam no orçamento. Depois de um ano, o jornalista descobriu um terreno à venda em São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Adquiriu 5 mil metros quadrados, depois de muita pesquisa quanto à segurança e ao acesso.

Visitou alguns arquitetos, mas nem sempre foi compreendido. ''Queria uma casa de roça, porém com amplo espaço interno''. Até que conseguiu que o então coordenador do curso de arquitetura da PUC Minas, Cláudio Bahia, que na época pesquisava na Região do Caraça sobre arquitetura de terra (construções em taipa, adobe etc.), comprasse a ideia.



Soube que a casa centenária onde morou até os 3 anos, em Coroaci, estava em processo de demolição. Comprou portas, janelas, madeira de varanda e estrutura, pilares, telhas de coxa (moldadas nas coxas de escravos). Material de outras duas casas foram utilizados. ''Comprados na fonte. Esse foi o segredo para baratear os custos. Não houve intermediários''.Odilon produziu o próprio adobe utilizando terra de seu imóvel. A forma para os tijolos foi elaborada pelo próprio jornalista.

A maior dificuldade foi encontrar mão de obra. ''As pessoas mais jovens desconhecem essa técnica e os mais antigos não têm mais condições físicas de tocar uma obra como essa''. Parte do piso é em cimento queimado. São três quartos, um escritório, área de circulação e uma sala conjugada com a cozinha, com fogão a lenha no centro e uma ampla varanda. As antigas janelas permitem iluminar e arejar o imóvel. O forro é de esteira em taquara. ''Não tenho um custo total definido, mas estou certo de que, do jeito como foi construída, gastei um terço do que gastaria com o material convencional. Provei para os duvidosos que é possível construir uma casa ecológica, segura e com custo inferior ao das construções tradicionais.''


Agora pergunto: Quem não moraria em uma casa tão linda assim? observem a singeleza do tapete na porta e o aconchego do fogão a lenha...
Parabéns ao Jornalista Odilón Araújo pela iniciativa e sensibilidade!


domingo, 25 de julho de 2010

Um Protesto...

Um burrinho foi pendurado em paraquedas para uma campanha publicitária organizada por empresários russos. Verdadeiros idiotas! Isso é que eles são.Não gosto nada de quem pratica tantas crueldades assim. Segundo uma matéria que li, a polícia está investigando o caso de crueldade e seguindo testemunhas que estavam presentes, o animalzinho gritava de medo e as crianças choravam chocadas.Depois, ele caiu na água e foi puxado para a margem.“O burro "aterrissou" de maneira violenta, segundo o jornal Taman. "Ele foi arrastado por vários metros, antes de ser retirado para a praia em péssimas condições", de acordo com a publicação.” As autoridades locais afirmam que os responsáveis podem responder à acusação de crueldade contra os animais.
Bom , como sou cruel nestes casos, espero que essa empresa fracasse! Desculpem-me a sinceridade.




TAMBÉM PROTESTO CONTRA AS PRÁTICAS ABAIXO:


Farra do Boi: Uma vergonha para o Brasil!
"A farra do boi é um elemento da cultura popular do estado brasileiro de Santa Catarina que teria sido trazida ao Brasil por açorianos há 200 anos, mas existem controvérsias quanto as semelhanças da prática em relação à origem. Acontece no litoral de Santa Catarina, onde é predominante a população com essa ascendência, em cerca de trinta comunidades geralmente de pescadores.
Esta prática é bastante controversa. De um lado os participantes tentam alegadamente manter o folclore e a cultura típica da região. Do outro, defensores dos direitos animais e justiça pressionam a polícia a coibir essa manifestação popular."


Touradas
Nas touradas, um touro é colocado para lutar contra homens empunhando estacas farpadas, lanças, espadas e adagas. Essas armas são projetadas para infligir dor intensa e provocar perda de sangue para enfraquecer o animal.
Considerada como “forma de arte” por um minguante grupo de fãs, as touradas ocorrem em vários países europeus e algumas partes da América Latina.
A WSPA acredita que essa forma violenta de abuso animal deveria ser proibida em todo o mundo. Uma campanha está concentrada em uma região que está perto de conseguir sua proibição: a Catalunha
A tourada é um espectáculo tradicional de Portugal, Espanha e França, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala.


Mas nem sempre o touro leva a pior!
Coisa boa!





QUANDO O HOMEM APRENDER A RESPEITAR TODOS OS SERES DA CRIAÇÃO, NINGUÉM PRECISARÁ ENSINÁ-LO A AMAR SEU SEMELHANTE !

domingo, 18 de julho de 2010

Acho que estou de volta

Olá pessoal!

Meu blog anda tão abandonado! Primeiramente por conta de tudo que tenho vivido agora, como por exemplo a doença e recuperação da minha mãe. Isso acaba com a gente e para falar a verdade estou muito desmotivada. Não é reclamação ou murmuração, mas um estado de alma que me faz viver em constante inquietude. Depois, sem querer, mudei a formatação do blog e agora estou concertando aos poucos.
A novidade é que estamos em obra a qui no quintal, mas para que ficar legal mesmo, só quando as plantas entrarem em em cena. São elas que conferem a beleza aos espaços externos.
Há muita coisa ainda para fazer: Escolher as plantas, terminar a iluminação e principalmente o gramado. Mas preciso cuidar da terra antes de plantá-lo, pois do jeito que está, ainda com sujeiras e entulhos que restaram da obra nada feito! Mas o trabalho vai me compensar com um gramado verdinho e sem pragas. No futuro, trocaremos o portão por um de madeira, pois o que temos agora é provisório. na frente, junto ao muro, teremos um pergolado. Um lugar para meditar...
Bom, mas estou tentando me entusiasmar com o que tenho.Ganhei umas mudinhas de suculentas da Ju e passei uma tarde inteira me distraindo com elas. Plantei algumas numa bota que comprei em um brechó por apenas R$1,00! Vi essa idéia na net e creio que quando crescer vai ficar bem legal!
É isso galera. desculpem -me a ausência. Mas um dia tudo passa...
Beijos..
Antes

Depois

Suculentas nas botas

No prato e vasos

Os kalanchoes também são suculentas e aqui em casa estão em plena florada!

Tiara: Ela tem, sempre que sair nas fotos, caso contrário não se sente satisfeita! Olha só o focinho: Cheio de terra! Nunca vi gostar tanto de fazer buracos.

Tecnologia do Blogger.

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP